Yuko Fujii realizará workshop “Judô Ciclo Tokyo 2020” em São Paulo

Por meio da parceria entre a CBJ e o COB, desde 2012 a experiente técnica japonesa faz transmissão de conhecimento aos judocas brasileiros

Numa iniciativa da CBJ e FPJudô, as cidades de Ribeirão Preto e São Paulo sediarão evento inédito, ministrado pela técnica da seleção brasileira de judô.

Com o apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), nos dias 03 e 04 de junho, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizará o workshop “Judô Ciclo Tokyo 2020 – Perspectivas e novas técnicas empregadas”.

Ministrado por Yuko Fujii, técnica do alto rendimento e das equipes de base da seleção brasileira de judô, o curso será destinado exclusivamente aos técnicos credenciados pela Federação Paulista em 2017, delegados regionais e professores kodanshas.

Alessandro Panitz Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô, lembrou que esta iniciativa é fruto da parceria entre as áreas técnicas do judô paulista e a Confederação Brasileira de Judô.

“Em conversa com o professor Ney Wilson, no ano passado, solicitamos a vinda da professora Yuko Fujii visando um trabalho específico na área técnica. Queríamos promover um curso em São Paulo voltado exclusivamente às áreas técnica e prática. Algo que mostrasse variações e tendências no treinamento de uchi-komi e kumi-kata”, pontuou o dirigente que fez questão de lembrar que o curso é grátis, mas as vagas são limitadas. “Temos mais de 1.000 técnicos credenciados no Estado, porém, lamentavelmente, as vagas para o workshop estão limitadas a 300 participantes”.

O dirigente paulista explicou que o curso será totalmente fundamentado na experiência prática. “Tanto na capital quando no interior, o workshop será 100% prático e foi por este motivo que solicitamos a todos os inscritos que levem judogis brancos. Mesmo porque, a movimentação da Yuko à frente das seleções de alto rendimento e de base, somada à experiência adquirida em outros países, nos dá a certeza de que ela apresentará algo inusitado para os técnicos e professores de todo o Estado”, disse Puglia.

Treinadora de alto rendimento e das equipes de base da seleção brasileira de judô, Yuko Fujii foi contratada pelo Comitê Olímpico do Brasil para atuar junto às equipes da Confederação Brasileira de Judô. Desde 2012 treina a seleção olímpica do Brasil, inclusive as campeãs olímpicas Sarah Menezes (Londres 2012) e Rafaela Silva (Rio 2016).

Na equipe principal, trabalhou o reforço de competências básicas de judô, realizando treinamento de grupo e sessões técnicas individuais. Otimização das habilidades táticas dos judocas, fazendo análise de vídeo com outros treinadores. Ofereceu apoio à seleção em todas as competições e análise das necessidades para o desenvolvimento técnico e tático dos atletas. Planejamento para integrar sessões individuais de técnica, força, condicionamento físico e análises de vídeo. Comunicações constantes com demais treinadores visando garantir a efetividade dos programas.

Para a seleções sub 18, sub 18 e sub 21 especificamente, realizou um trabalho básico em treinamentos de campo, proporcionando treinamentos em grupo.

Entre janeiro de 2010 e setembro de 2012 foi treinadora de alto rendimento da seleção da Grã-Bretanha. Foi contratada pelo British Judo Performance Institute para treinar a seleção olímpica da Grã-Bretanha, inclusive as medalhistas olímpicas em Londres 2012: Gemma Gibbons (prata) e Karina Bryant (bronze).

PROGRAMAÇÃO

Ribeirão Preto

Dia 03 de junho – Local: Ipanema Clube

Rua Arthur Diederichsen 255 – Bairro Campos Elíseos – Ribeirão Preto (SP)

Horário – das 8,00 às 16,00 hs.

São Paulo

Dia 04 de junho – Local: Arena Olímpica do Judô

Rua Manoel da Nóbrega, 1361 – Ibirapuera – São Paulo (SP)

Horário – das 8,00 às 16,00 hs.

Taxa de inscrição: Não haverá cobrança de taxa – Vagas limitadas a 300 inscrições

Inscrição: Até 26 de maio, encaminhando e-mail a modulos@fpj.com.br – informando nome, número da carteirinha e a cidade que pretende participar

Somente serão admitidos no workshop técnicos credenciados em 2017, devendo comparecer com o crachá de técnico 2017 e judogi branco, visto que o curso é eminentemente prático