Gestão Esportiva
18/04/2017
Fonte IMPRENSA/COB | Fotos RAFAEL BELLO/COB
Rio de Janeiro - RJ

Tiago Camilo e Yane Marques comandarão a comissão de atletas do COB no próximo quadriênio

Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, abriu a reunião desta terça-feira, dia 18, dando as boas-vindas aos novos integrantes da Comissão de Atletas da entidade. Em seguida, deixou a sala para que os atletas realizassem a eleição à Presidência da Comissão e debatessem as propostas para o novo mandato. Antes de sair, Nuzman propôs uma reunião de trabalho entre a Comissão de Atletas do COB e as comissões de atletas das Confederações Brasileiras Olímpicas. A reunião, que acontecerá em maio, terá a presença dos presidentes das confederações.

“Essa reunião entre as comissões do COB e das confederações será muito importante. É uma oportunidade para os atletas transmitirem tudo aquilo que entendem ser o melhor para o esporte brasileiro junto aos presidentes das entidades. A missão da Comissão é transmitir a experiência que seus membros têm como atletas e também aquilo que sentem ser necessário na gestão do esporte brasileiro”, disse Carlos Arthur Nuzman, lembrando que a Comissão do COB foi criada em 2008.

“Nosso objetivo é que os atletas tenham participação maior nas decisões das entidades esportivas. Na própria equipe do COB, 23 ex-atletas e treinadores olímpicos e pan-americanos trabalham diretamente na gestão dos projetos da entidade. Além disso, investimos na formação de cerca de 150 ex-atletas, que já passaram pelos cursos de formação de gestores esportivos do Instituto Olímpico Brasileiro, braço de Educação do COB”, completou Nuzman, ex-atleta de vôlei com participação nos Jogos de Tóquio 64.

Tiago Camilo inicia um novo ciclo fora dos tatamis

Ippon! Tiago Camilo conquistou mais uma vitória em sua carreira já consagrada pela prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 e pelo bronze em Pequim 2008. O judoca foi eleito por seus colegas como presidente da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) que atuará no ciclo olímpico que se encerra em Tóquio 2020. O judoca terá como vice-presidente Yane Marques, bronze em Londres 2012 no pentatlo moderno.

A decisão foi tomada nesta terça-feira, dia 18, por aclamação entre os 12 atletas presentes na primeira reunião da comissão, realizada na sede do COB. Além da presidência da Comissão, o cargo garante a Tiago um lugar na Assembleia do COB neste quadriênio.

“Venho de uma modalidade com uma comissão de atletas estruturada e vou trabalhar para que esse modelo seja colocado em prática em todas as confederações. Precisamos aproximar o atleta da organização do esporte. Estou muito feliz e espero que, depois dos quase 20 anos de experiência adquirida em toda minha carreira esportiva, eu possa retribuir com alguma coisa em prol dos atletas. O objetivo de toda instituição esportiva são os atletas. Precisamos de novas ideias e possibilidades”, afirmou o campeão mundial em 2007, Tiago Camilo.

Doze dos 19 atletas da comissão compareceram à reunião: Fabiana Murer (atletismo), Yane Marques (pentatlo moderno), Tiago Camilo (judô), Poliana Okimoto (maratona aquática), Fabiano Peçanha (atletismo), Emerson Duarte (tiro esportivo), Bruno Mendonça (hóquei sobre grama), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Iziane Marques (basquete), Isabel Clark (snowboard), Emanuel Rego (vôlei de praia) e Isabel Swan (vela).

Completam a comissão Arthur Zanetti (ginástica artística), Beatriz Futuro (rugby), Duda Amorim (handebol), Fabi Alvim (vôlei), Hortência Marcari (basquete), Marcelo Machado (basquete) e Thiago Pereira (natação).

Flagrante da primeira reunião da comissão de atletas deste ciclo olímpico, na sede do COB