Sílvio Acácio Borges marca presença no Catarinense sub 18 e sub 21

Além da competição classificatória para o campeonato brasileiro, aconteceu o curso para Oficiais de Mesa e a Copa Amigos do Futuro que reuniu mais de 500 judocas.Com apoio da Fundação Municipal de Esportes de Balneário de Camboriú, a Federação Catarinense de Judô (FCJ) realizou o Campeonato Estadual das classes sub 18 e sub 21, competição classificatória para os campeonatos brasileiros de ambas as classes que acontecerão em maio e junho, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA).

Os certames realizados no sábado (29), no Ginásio Barra Multieventos Hamilton Linhares Cruz, em Balneário Camboriú, reuniram mais de 500 atletas provenientes de todas regiões do Estado.

Em paralelo à competição, a Federação Catarinense promoveu curso técnico para oficiais de mesa. Segundo os organizadores, o curso que reuniu 90 candidatos visa qualificar e capacitar judocas que pretendem ingressar ou aprofundar-se na área da arbitragem.

Oriundo da área técnica, Moisés Penso, presidente da Federação Catarinense de Judô, avaliou as equipes que representarão o Estado nos certames nacionais.

“Em função da formatação do judô em Santa Catarina, muitos professores focam mais os Joguinhos e os Jogos Abertos. Com isso, acabam não dando o devido valor para algumas competições estaduais. Estamos trabalhando para nivelar nosso judô de base àquilo que é apresentado pelas equipes desta classe que disputam o campeonato brasileiro da nossa região. Percebemos que nosso sub 18 está muito bem preparado e vamos à Bahia com uma equipe muito bem estruturada”.

Presença ilustre

A cerimônia de abertura contou com a presença de Silvio Acácio Borges, ex-presidente da FCJ e atual presidente da Confederação Brasileira de Judô, que foi a Camboriú rever os amigos e avaliar a estrutura da competição.

“Vim matar a saudade dos colegas catarinenses e acompanhar o trabalho que está sendo feito nas equipes de base de Santa Catarina. A diretoria da FCJ organizou um grande evento e a competição fluiu muito bem em todas as áreas, o que é uma característica do judô catarinense”.

Surpreso com a presença do colega dirigente, Moisés Penso enalteceu a visita do amigo que hoje ocupa o mais alto posto do judô verde e amarelo.

“Não é sempre que recebemos a visita de um presidente da Confederação Brasileira de Judô em nossos certames. Recentemente, tivemos a honra de recepcionar Paulo Wanderley Teixeira, ex-presidente da CBJ em nosso Estado, e hoje acolhemos com grande carinho o professor Sílvio Acácio, atual presidente da Confederação Brasileira. Esperamos vê-lo cada vez mais em nosso Estado, pois para todos nós isto é motivo de orgulho”.