Seleção Brasileira De Karatê
07/04/2017
Por PAULO PINTO/BUDOPRESS | Fotos GERALDO DE PAULA e DIVULGAÇÃO/CBK
Foz do Iguaçu - PR

Valéria Kumizaki vai liderar a seleção brasileira na campanha do Pan-Americano 2017

Segundo evento oficial da Confederação Brasileiro de Karatê (CBK) nesta temporada, o Iº Open Internacional de Karatê de Foz do Iguaçu receberá 200 atletas provenientes de doze Estados brasileiros, além de atletas das seleções do Paraguai e Chile.

O primeiro evento oficial da CBK nesta temporada foi o brasileiro e a seletiva nacional realizados em Caruaru entre 23 e 26 de março. Segundo William Cardoso, diretor técnico da entidade, o Open Internacional de Foz do Iguaçu objetiva proporcionar um intercâmbio com Países da fronteira. “Em Foz, teremos os principais atletas das seleções do Brasil, Paraguai e Chile. A Seleção brasileira já está treinando em Foz desde o dia 5 de abril”.

O dirigente pontuou que o foco é ajustar a equipe de kumitê para o Campeonato Pan-Americano que será realizado entre os dias 22 a 29 de maio, em Curaçao no Caribe. “Este evento vale pontos para o ranking brasileiro sênior, mas teremos 20 atletas dos 24 possíveis da seleção brasileira principal das categorias individuais, que além de medalhas e pontos no ranking, também irão a Foz em busca de ajustes para a competição continental.

Grandes nomes da seleção brasileira marcarão presença no Open Karatê de Foz do Iguaçu, entre estes Valéria Kumizaki (-55kg), vice-campeã mundial que deverá liderar a campanha brasileira no Caribe. Maike Steffen de Oliveira (-61kg), Hernani Verissimo (-75kg), Vinicius Rezende Figueira (-67kg), Érica Castro dos Santos (-61kg) e Breno Mateus Teixeira (-67kg) são alguns dos principais nomes do selecionado brasileiro que vai a Curaçao em busca da manutenção da supremacia brasileira nas Américas.

A organização do Open Internacional explicou que além do Paraguai e Chile, as seleções da Argentina e Uruguai também foram convidadas, mas não puderam confirmar presença no evento que pretende fazer parte do calendário anual da confederação brasileira. “Na verdade, entendemos que devemos fomentar o intercâmbio com os Países da América do Sul, e a realização Open Karatê de Foz do Iguaçu atende a esta proposta, já que está localizado na tríplice fronteira que une Argentina, Paraguai e Brasil”, disse o dirigente.

O próximo compromisso da seleção brasileira será o treinamento pré-pan-americano que acontecerá em Londrina (PR), na semana que antecede o Pan-Americano em Curaçao.

Parte da seleção brasileira reunida em Foz do Iguaçu