FPK realiza Open International de Karate Arnold Classic South America

A Federação Paulista de Karatê (FPK) promoveu evento inédito no Estado e reuniu quase todos os karatecas de kata e kumitê que representarão o Brasil no campeonato pan-americano.

No último fim de semana a Federação Paulista de Karatê realizou a quinta edição do Open International de Karate Arnold Classic South America, evento tradicionalmente realizado pela federação fluminense no Estado do Rio de Janeiro.

A fase classificatória foi disputada dia 22 de abril no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, e a final, no dia 23, nas dependências do Transamérica Expo Center.

A diretoria técnica da FPK convocou 63 árbitros para atuarem na competição, que ocupou oito áreas e reuniu mais de 400 atletas provenientes de 12 Estados. Esta edição do Karate Arnold Classic South America recebeu também delegações da Turquia e Chile.

Na avaliação de Diego Spigolon, técnico da seleção brasileira, o Open International de Karate Arnold Classic South America teve fundamental importância no preparo da seleção brasileira que disputará o Campeonato Pan-Americano de Karatê, de 22 a 27 de maio, em Curaçao, no Caribe.

“Este evento conta pontos no ranking nacional e premia com a mesma pontuação que é oferecida no US Open, ou seja, possui uma avaliação muito alta e importantíssima no ranqueamento dos atletas. O grande número de karatecas da seleção brasileira aqui ratifica a expressividade deste certame. Estamos a um mês do campeonato pan-americano e quase todos atletas da seleção brasileira utilizaram o open para fazer ajustes finais. O evento foi decisivo no sentido de corrigirmos erros para a competição continental.”

O técnico da seleção brasileira encerrou destacando que na segunda-feira, dia 24, os atletas da seleção brasileira seriam avaliados no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo (NAR).

“Outro fator importante relacionado ao Arnold Classic foi que a realização deste evento em São Paulo permitirá que toda a seleção brasileira seja avaliada física e tecnicamente pela equipe coordenada pelo professor Irineu Loturco, diretor técnico do NAR”, explicou Spigolon.

Entre os atletas da seleção brasileira sênior de kumitê que disputaram o Arnold Classic estavam Giovana Feroldi e Tamillis Campi (50kg), Valéria Kumizaki e Júlia Piccinini Hort (55kg), Érica Carla dos Santos e Maike Steffen de Oliveira (61kg), Natália Brozulatto Spigolon e Ana Luiza Ferreira da Silva (68kg), Isabela dos Santos Rodrigues e Thamires de Souza (+68kg). No masculino estavam Gabriel Stankunas (60kg), Vinícius Figueira e Breno Mateus Teixeira (67kg), Hernani Antônio Veríssimo e Luiz Vitor da Rocha Barros (75kg), Alberto Azevedo e Kaique Rodrigues (84kg), Wellington Barbosa e Rafael Bernardelli (+84kg).

Entre os grandes nomes da seleção brasileira de kata, participaram Nicole Yonamine Mota, Lucas Santos, Williames Souza Santos, Noeli Praxedes e Monique Yonamine Mota.

Na avaliação de José Carlos de Oliveira, presidente da FPK, o Open International de Karate Arnold Classic South America projeta a modalidade no cenário esportivo midiático.

“O fato de estarmos recebendo os principais atletas do País em São Paulo sempre é um acontecimento extremamente importante. Entendemos que a realização desta competição em nosso Estado projeta a modalidade no cenário esportivo estadual e nacional, porque este evento ocupa grande espaço na mídia esportiva. Foi uma experiência inédita e o convite para a realização do certame aconteceu de forma inesperada, mas numa próxima oportunidade e com maior planejamento ofereceremos algo ainda melhor para os karatecas brasileiros”, disse o dirigente paulista.