Projeto Olímpico Da Federação Paulista De Karatê
08/06/2017
Por PAULO PINTO | Fotos BUDOPRESS/FPK
São Paulo - SP

Atletas, membros da comissão técnica, dirigentes e apoiadores comemoram o novo momento do karatê

Em encontro que reuniu várias gerações do karatê, arte marcial de origem japonesa praticada por milhões de brasileiros desde o início da década de 1950, a Federação Paulista de Karatê (FPK) apresentou o arrojado Projeto Olímpico, que pretende inserir numerosos karatecas paulistas na equipe que representará o Brasil nos Jogos Tóquio 2020.

O encontro realizou-se no sábado (3 de junho), na Bodytech Pinheiros – Eldorado, onde grandes nomes da modalidade prestigiaram a iniciativa da diretoria técnica da entidade.

O objetivo do Projeto Olímpico da FPK é preparar e capacitar os atletas que disputarão vagas para os Jogos Tóquio 2020. Todos os esforços estão direcionados para os técnicos e profissionais que irão preparar os atletas que representarão o Estado de São Paulo na seletiva nacional.

Mesa de honra

Além de lançar o projeto, a FPK apresentou parte dos atletas que compõem a elite da modalidade no Estado de São Paulo, membros da comissão técnica e componentes do grupo multidisciplinar do Projeto Olímpico. Atletas da base integram tanto a equipe de kata quanto a de kumitê, já que ambas são compostas por karatecas juniores e seniores. 

Entre os presentes estavam José Carlos Gomes de Oliveira, presidente da FPK; Ricardo D'ellia, coordenador técnico do projeto e vice-presidente da FPK; Ivon da Rocha Dede, vice-presidente da FPK; Valmir Zuza, diretor técnico da FPK; Geraldo de Paula, head coach do projeto; João Roberto Baptistella, diretor jurídico da FPK; Keiti Katsuoko, diretora financeira da FPK; Pedro Hidekasu Oshiro, ex-presidente da FPK; Mauzler Paulinetti, membro do Conselho Nacional de Esportes do Ministério do Esporte e chefe de gabinete do vereador Milton Ferreira; Anselmo Dias, diretor da Odapel; Salvador Amato, médico cirurgião; José Carlos Magalhães, o Tigrão; Irineu Loturco, diretor executivo do NAR; Mauro Cardaci; coordenador da Bodytech; Fábio Luco, diretor da Sociedade Esportiva Palmeiras e diretor técnico da Wado Ryu Karatê-Dô representou o shihan Koji Takamatsu; Robson Maciel, ex-atleta da seleção brasileira; Carlos Roberto Garita, ex-técnico da seleção brasileira; Jair Donadoni Júnior; Cristiano Beltrão; e os delegados regionais Edison Batista Rodrigues, Edmar Jardim, Edmilson Monteiro Lima, Manoel Lopes de Oliveira, Edson Bettin, Leandro de Araújo Piedade, Maria do Carmo de Oliveira, Guto Rodrigues e Vicenti Carlos Senno.

José Carlos de Oliveira

José Carlos de Oliveira agradeceu a todos os envolvidos no Projeto Olímpico e destacou a importância desta iniciativa no processo de transformação do karatê em modalidade olímpica.

“Atletas, técnicos e demais membros da comissão técnica são de fundamental importância nesta iniciativa que pretende projetar o karatê paulista na corrida deste quadriênio olímpico. Estamos saindo na frente porque tradicionalmente o karatê de São Paulo sempre dita padrões e conceitos em nossa modalidade. Estamos trabalhando focados em 2020 e visando ao protagonismo de nosso Estado nos jogos. Se quisermos fazer história e projetar o karatê no cenário olímpico, temos de trabalhar exaustivamente perseguindo nossos objetivos.”

Ricardo D'ellia

E prosseguiu: “É importante lembrar que as pessoas que compõem a mesa de honra já foram atletas e defenderam o Brasil, da mesma forma que todos vocês fazem ou pretendem fazer hoje. Em comum todos dividiram o sonho de ver um dia nossa modalidade tornar-se esporte olímpico, e hoje este sonho tornou-se realidade. Alguns antecederam minha geração e outros foram meus contemporâneos nas mais distintas competições internacionais. Mas vocês precisam ter consciência de que foram estes karatecas que pavimentaram a estrada que hoje vocês estão caminhando e devem ser reverenciados. O professor Ricardo D'ellia foi o primeiro campeão pan-americano do Estado de São Paulo, José Carlos Magalhães foi o primeiro karateca paulista campeão brasileiro, o professor Robson Maciel foi um dos expoentes do kumitê de sua geração, da mesma forma que Anselmo Dias, João Roberto Baptistella e Carlos Roberto Garita. Estas pessoas estão aqui para prestigiá-los e apoiar nossa iniciativa”.

Mauzler Paulinetti

Ricardo D'ellia, afirmou que todos os envolvidos no Projeto Olímpico são karatecas com histórico importante nos tatamis e que esta é uma iniciativa vencedora.

“Quero parabenizar o professor Geraldo de Paula, o grande idealizador deste projeto. Fico extremamente feliz por saber que o karatê finalmente está incluído no programa olímpico. Algo que me chamou muito a atenção hoje foi constatar que a faixa etária baixou muito e este quadro nos permite fazer uma projeção bastante positiva de uma equipe que em nível continental está no topo no que se refere ao rendimento. Nossa comissão técnica também é bastante jovem e está formada por excelentes karatecas que até há pouco tempo estavam no kotô lutando por medalhas para São Paulo e para o nosso País. Nosso projeto já nasce vencedor, e tenho certeza de que atingiremos nossos objetivos”, diagnosticou D'ellia.

Geraldo de Paula

Faixa preta de karatê e um dos maiores fomentadores do esporte paulistano, Mauzler Paulinetti elogiou a qualidade da gestão na FPK.

“A FPK possui um grande diferencial, que é a qualidade de seu corpo técnico e administrativo. Poucas entidades esportivas do nosso País apresentam uma qualidade na gestão como a que vemos na Federação Paulista de Karatê. Não tenho dúvida de que em 2020 o karatê vai surpreender-nos, marcando presença no pódio e premiando os esforços de atletas, técnicos e dirigentes comprometidos com o sucesso da nossa modalidade”, disse o membro do Conselho Nacional de Esportes.

Parte da comissão técnica do projeto olímpico

Agradecendo a presença de todos e em especial aos atletas, Geraldo de Paula disse que sente enorme prazer em conduzir uma equipe vencedora e que está sempre em busca de maiores objetivos.

“Vocês estão aqui pelos resultados obtidos nos tatamis, mas principalmente pelo que demonstram fora deles como pessoas e cidadãos úteis à sociedade, lutando para que cada vez mais o karatê seja reconhecido por sua disciplina e pela honra.”

Atletas do projeto olímpico

O comandante do projeto olímpico encerrou mencionando o apoio recebido e os amigos que o inspiraram na criação do projeto.

“Quero agradecer a José Carlos de Oliveira pela indicação de meu nome para comandar esta iniciativa, ao professor Ricardo D'ellia, meu técnico por muitos anos e em quem me espelho para ser técnico e professor de karatê. Da mesma forma agradeço ao professor Garita, outro técnico importante em minha trajetória. Quero agradecer ao professor Irineu Loturco, que em 2007 desenvolveu um projeto muito parecido com este. Encerro com um agradecimento especial à equipe multidisciplinar e a todos os técnicos que se dedicam ao preparo de nossa equipe.”

Parte da comissão multidisciplinar do projeto olímpico

No encontro a Federação Paulista de Karatê homenageou ex-atletas, empresários e profissionais do segmento esportivo que tiveram participação decisiva no desenvolvimento da modalidade no Estado de São Paulo. Foram homenageados Ricardo D'ellia, Irineu Loturco, Mauzler Paulinetti, Anselmo Dias, Luiz Urquiza, José Carlos Magalhães, Carlos Roberto Garita e Koji Takamatsu.

O Projeto Olímpico da Federação Paulista de Karatê tem o apoio institucional da Odapel Distribuidora de Autopeças, Rádio 89 FM e Academia Bodytech Eldorado.

Anselmo Dias e Salvador Amato

Equipe Projeto São Paulo Olímpico

Presidente: José Carlos Gomes de Oliveira

Diretor Técnico: Valmir Zuza da Cruz

Coordenador técnico: Ricardo D'ellia

Head Coach: Geraldo de Paula

Assistente Técnico: Rodrigo Inácio e Eliana Moraes Gomes

Delegado da Equipe: Guto Rodrigues

Coordenador de Preparação Física: Diego Spigolon

Coordenador de Estatísticas e Regulamentações: Carlos Magno Duarte Baptista

Coordenador de Logística e Infraestrutura: Sérgio Hiroshi Takamatsu

Técnicos de Kata: Jurandir Andrade, Cíntia Yonamine e Rogério Saito

Técnicos de Shiai: Klemerson Chagas, Adriano Wada, Clodoaldo da Silva, Alonso José dos Santos, José Marcones e Selma Itani

Preparadores Físicos: Vitor Tavares de Santana, Michael Marcondes de Paula, Homar Fayçal Campos Costa e Ariel Roberth Longo

Departamento de Marketing: Edilene Oliveira

Fotógrafo Oficial: Marcos Paulo

Imprensa: Alessandro Souza e Antônio Carlos

Medicina Esportiva: Dr. Mário Sérgio Rossi e Dra. Aline Fazollari Dota

Psicologia: Priscila Arana de Souza (coordenadora de psicologia da equipe São Paulo Olímpico), Adriana Castro Brasil e Annelise Virginia Cyrino Laranjeira

Geraldo de Paula entrega homenagem a Ricardo D'ellia

Equipe Masculina: Joel Zakimi Veronese, Marco Aurélio, Dyun Thiago Kimura, Vinícius Nakamura, Fabrício Siqueira, Allan Jozala, Alison Nonato, Edgard H. Nakashima Diana, Felipe Agra, Vitor Willian T. de Andrade, Andrew Vicente, Gabriel Stankunas, Felipe Rocha, Hernani Verissimo, Julio C. da Silva, Lucas Silva Miranda, Giacomo Batista, Rilan Elias, Rafael Inácio, Samuel Paschoalotti, Willian Quirino, Vitor Davanso, Leo Victor Gama, Haroldo dos Santos, Victor Hojo, Bruno Paraguai, Gabriel Hamada, Frederico Felipe, Guilherme Filipin e Leonardo Figueiroa.

José Carlos de Oliveira entrega homenagem a Mauzler Paulinetti

Equipe Feminina: Nayara de Paula, Giovanna Mello, Brenda Sá, Letícia Garcia, Naomi Hipólito, Luiza O. Silva, Gabriela Scolari Furlanetto, Sabrina Kari Hayashi, Deise O. de Carvalho, Bianca H. Nakashima Diana, Camila Casarim, Jéssica Linhares, Francielle de Lima, Maria Eliza Nóbrega, Érica dos Santos, Natália Bruzolato, Thamires de Souza, Gabrielle Seppe, Sthefani Trevisan, Brenda Padilha, Karen A. Pontes, Gabrielly Santos, Sandrielly Alves, Rafaela F. dos Santos, Giovanna Machado, Ayla Nakamura, Anna Prezzoti e Maria Fernandez.

José Carlos de Oliveira entrega homenagem a Anselmo Dias

José Carlos de Oliveira entrega homenagem a José Carlos Magalhães

Representando Luiz Urquiza, Mauro Cardaci recebe homenagem de José Carlos

Irineu Loturco recebe homenagem de Geraldo de Paula

Carlos Roberto Garita recebe homenagem de José Carlos de Oliveira

José Carlos de Oliveira entrega homenagem a Fábio Luco

José Carlos de Oliveira entrega homenagem a Hernani Veríssimo, bicampeão pan-americano de kumitê

Salvador Amato, José Carlos, Ricardo D’elia, José Carlos Magalhães, Geraldo de Paula e Carlos Roberto Garita

Membros da comissão disciplinar, técnicos e head coach do projeto olímpico