Cursos & Palestras
21/10/2017
Fonte IMPRENSA/FPrJ | Fotos GUSTAVO BATISTA
Curitiba - PR

Nos dias 25 e 26 de novembro a Federação Paranaense de Judô (FPrJ) promoverá seu tradicional curso de kata.

O curso que precede os exames para faixas pretas de todo o estado abrangerá o nage-no-kata, katame-no-kata, ju-no-kata, kime-no-kata, nage-waza e katame-waza.

Luiz Iwashita, presidente da Federação Paranaense de Judô lembrou que os katas são os fundamentos técnicos do judô e exaltou a qualidade dos professores kodanshas palestrantes.

“Esta será mais oportunidade para todos os candidatos a faixa preta do Paraná desta temporada aprimorarem o conhecimento que possuem dos katas. Temos o privilégio de possuir três especialistas que figuram entre os melhores do país”, disse o dirigente.

“Nossos palestrantes serão os professores kodanshas Yoshihiro Okano, faixa vermelha 9º dan e coordenador de katas; Liogi Suzuki, faixa vermelha 9ª dan e coordenador estadual de nage-waza; Washington Donomai, faixa vermelha e branca 6º dan e vice-coordenador de katas. Estamos certos que as palestras que ofereceremos aos nossos filiados terão excelente conteúdo”, disse Iwashita.

Entenda mais sobre os katas

Katas do judô são o conjunto de técnicas fundamentais e um método de estudo especial para transmitir a técnica, o espírito e a finalidade do judô. Segundo o mestre Jigoro Kano os katas são a estética do judô, sem o qual é impossível compreender seu alcance. O kata oferece ao randori as razões fundamentais de cada técnica.

O kata foi desenvolvido com o propósito de ensinar os aspectos básicos das técnicas do judô e sua etiqueta apropriada. É através dos katas que uke e tori podem trabalhar juntos a melhora da fluência e dos movimentos do judoca.

Os katas são divididos de acordo com as habilidades e técnicas do judô a serem ensinadas, totalizando oito katas.

Nage-no-kata - Formas fundamentais de projeção

Katame-no-kata - Formas fundamentais de domínio no solo

Kime-no-kata - Formas fundamentais de combate real

Ju-no-kata - Formas de agilidade aplicadas em ataque e defesa, utilizando a energia de forma mais suave e flexível

Koshiki-no-kata - Formas antigas é o kata da antiga escola do Jiu-Jitsu. Executava-se antigamente com armadura de samurai

Itsutsu-no-kata - São cinco formas de técnicas. Expressão teórica do judô baseado na natureza

Seiryoku-zenko-kokumin-taiiku-no-kata - É uma forma de educação física, baseada sobre o princípio da máxima eficácia, visa o treino completo do corpo

Kodokan goshin-jutsu - Técnicas de autodefesa.

CURSO ESTADUAL DE KATA

Data: 28 e 29 de outubro de 2017

Local: Clube de Campo Santa Mônica

Endereço: Rodovia BR116 km 06

Cidade: Colombo – PR

PROGRAMAÇÃO

28/10/2017 (Sábado)

  • 09:00h a 12:00h => Nage-no-kata
  • 13:30h a 16:00h => Katame-no-kata – Ministrante: Prof. Washington Donomai
  • 09:00h a 12:00h => Ju no Kata
  • 13:30h a 16:00h => Kime no Kata – Ministrante: Prof. Yoshihiro Okano

 

29/10/2017 (Domingo)

  • 08:30h a 12:00h => Curso de nage-waza e katame-waza – Ministrante: Prof. Liogi Suzuki

INSCRIÇÕES

Enviar sua inscrição para a Federação Paranaense du Judô impreterivelmente, até o dia 25 de outubro e não serão aceitas inscrições após esta data. Maiores informações pelo site www.paranajudo.org.br