Federação Paraense De Judô
21/07/2017
Por PAULO PINTO | Fotos ARQUIVO/ FPAJU
Belém - PA

Dirigentes paraenses se preparam para montar o dojô na Praça da República

A Federação Paraense de Judô (FPAJU) realizou, nesta quinta-feira (20), o primeiro treino das equipes de base que representarão o Estado do Pará nos campeonatos brasileiros das classes sub 13 e sub 15.

Numa ação inédita, a diretoria técnica da FBAJU realizou o treinamento a céu aberto, na Praça da República em frente ao Teatro da Paz, na região central de Belém. Dirigentes, técnicos, árbitros e atletas participaram do treinamento que, segundo Alcindo Rabelo Campos, presidente da entidade, buscou atrair o interesse do público pela modalidade.

“Esta foi a primeira vez que uma seleção do Pará faz treinamento a céu aberto, e a nossa intenção foi atrair o interesse da população pelo judô. Entendemos que devemos envolver cada vez mais a população em nossas ações e eventos. É muito difícil levar as pessoas aos ginásios, e como esta era uma ação que envolvia um grupo menor de praticantes, aproveitamos e promovemos o treinamento a céu aberto”, explicou Campos, que ainda comemorou o grande interesse do público.

“No início, as pessoas acharam tudo aquilo muito estranho, mas aos poucos eles iam se aproximando e perguntavam o que fazíamos ali e, à medida em que iam compreendendo do que se tratava, o interesse crescia e não paravam de fazer perguntas. Em alguns Estados, o judô já faz parte da cultura local, enquanto em outros quase ninguém conhece a modalidade, por isso, entendemos que devemos desenvolver esforços no sentido de popularizar o judô e trazer cada vez mais praticantes para a modalidade. Em setembro, realizaremos uma seletiva dentro de um grande shopping de Belém, visando divulgar o judô”, disse o dirigente.

Atletas, técnicos, professores e dirigentes no dojô da praça

Participaram do treinamento Alcindo Rabelo Campos, presidente da entidade; Adaelson Santos, vice-presidente; Mauro Ribeiro, coordenador de arbitragem; Alan Moraes, árbitro nacional; Júlio Bessa, membro da comissão técnica; Anderson Pinto, José Pinheiro e Gilberto Cruz, técnicos que atuarão nos campeonatos brasileiros.

Atletas convocados para o campeonato brasileiro sub 13

Maria Eduarda Quadros, peso-superligeiro da Associação Mascote; Kailane Nazaré Santos, peso-ligeiro da Sejel Rancho; Daniele Trindade Silva, peso-leve da Sejel Rancho; Giovana Yasmin Parentes, peso-médio da Associação Coelho; Amanda Lee Correa, peso-pesado da ASFAM; Heitor Rosa Silva, peso-superligeiro da Associação Pinheiro; Marcus Vinícius Ramos, peso-ligeiro da Associação Coelho; David Lucas Cardoso, peso-meio-leve da ADESEF; Igor Dalmaso Teixeira, peso-leve da Associação Pinheiro; Francisco André Sousa, peso-médio da Associação Mascote; e Guilherme Vasconcelos Kanegae, peso-meio-pesado da Associação Pinheiro.

Alcindo Rabelo Campos com parte do judocas da base que irão a Lauro de Freitas

Atletas convocados para o campeonato brasileiro sub 15

Izabelle Cristina Andrade, peso-superligeiro da Associação Coelho; Jeniffer Rocha Costa, peso-ligeiro da Associação Coelho; Maria Eduarda Durães, peso-leve da Associação Veleiro; Luane Sousa Santos, peso-médio da Mascote Médio; Rafael Cauã Botelho, peso-superligeiro da Sejel; Kayke Cristian Germano, peso-ligeiro da ASFAM; Vinícius Andrade Leão, peso-meio-leve da Sejel; Arthur Rodrigues Santiago, peso-meio-médio da Associação Veleiro; e João Pedro Queiroz, peso-pesado da Associação Don Quixote.

Os campeonatos brasileiros das classes sub 13 e sub 15 acontecerão nos dias 5 e 6 e 19 e 20 de agosto, respectivamente, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ) na Praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, na Bahia. Palco da preparação da seleção olímpica para os Jogos Rio 2016, atualmente o CPJ abriga as principais competições do calendário esportivo da Confederação Brasileira de Judô.