Pré-olímpico De Karatê 2017
08/12/2017
Por PAULO PINTO | Fotos BUDOPRESS
Araguaína - TO

William Cardoso

Com o apoio da Prefeitura de Araguaína, a Confederação Brasileira de Karatê (CBK) realizará neste fim de semana o primeiro pré-olímpico de karatê, torneio que inicia o processo de seleção dos atletas que representarão o Brasil nos Jogos de Tóquio 2020.

A disputa inédita, de 7 a 9 de dezembro no ginásio do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), em Araguaína (TO), contará com a presença de 172 karatecas provenientes de 25 Estados e terá as finais transmitidas ao vivo pelo SporTV.

Cada Estado pôde inscrever apenas um atleta por categoria de peso e, para disputar o pré-olímpico, os karatecas passaram por seletivas municipais e estaduais, ou seja, o campeão estadual de cada categoria representará seu Estado na competição.

Nesta quinta-feira (7 de dezembro) a CBK realizou o congresso técnico que discutiu o formato e normas da disputa, no qual atletas e técnicos também assistiram às palestras de William Cardoso, diretor técnico da CBK, e Luiz Coelho, consultor de marketing da MCSports.

Técnicos e atletas durante o congresso técnico

William Cardoso buscou enfatizar a importância midiática do momento que o karatê vive no cenário esportivo.

“O principal objetivo deste congresso técnico é preparar atletas e técnicos e inseri-los cada vez mais no movimento de transformação do karatê numa modalidade olímpica. Isto passa pelo entendimento de como o karatê está e como ele tem de ser visto. Este processo envolve desde a regulamentação da competição propriamente dita até os detalhes técnicos pertinentes às finais que se realizarão no sábado e terão transmissão de TV ao vivo”, disse o dirigente.

Para o diretor técnico da CBK, a união em torno do movimento olímpico e a participação de todos poderá encurtar a distância até os Jogos de Tóquio.

“A palestra do Luiz Coelho foi muito importante no sentido de fazer com eles entendam que não são apenas os dirigentes da CBK que fazem o karatê do Brasil. Existe uma grande equipe envolvida neste processo, composta por atletas, professores, técnicos e árbitros de todo o País. A partir do momento em que todos entendam que o karatê é um conjunto e que temos de trabalhar em conjunto, Tóquio 2020 estará muito mais próximo do que imaginamos”, concluiu Cardoso.

 Luiz Coelho

Luiz Coelho falou sobre a necessidade de adequar a competição às necessidades midiáticas da televisão.

“Na verdade, busquei mostrar para as pessoas envolvidas neste processo que qualquer evento esportivo possui seu lado técnico, de competição e rendimento. Na medida em que ele cresce e se torna um esporte que vai para veículos de comunicação, como a televisão, ele precisa ser embalado de forma a ser compreendido pela audiência e bonito para quem está vendo. É preciso transformar a disputa em algo atrativo, que gere a maior audiência possível”, explicou o consultor de marketing.

Palestrantes, técnicos e atletas que estiveram no encontro

Serviço

A fase classificatória do Torneio Pré-Olímpico de Karatê 2017 é disputada hoje no ginásio do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) – Av. Filadélfia, 568, Setor Oeste/Araguaína (TO).

A disputa começa às 9hs local (10hs em Brasília).

A fase final realiza-se no sábado (9 de dezembro) às 09hs local (10hs em Brasília) e terá transmissão ao vivo pelo SporTV.